Como surgiu sua vocação sacerdotal?

Desde muito cedo experimentei o contato com Deus, inserido no trabalho pastoral e missionário na comunidade São Pedro de Pau Ferrado pertencente à paróquia São Bento de Ibicoara. Em 2007, iniciei minha caminhada de discernimento participando dos Encontros Vocacionais proporcionados pela nossa diocese, na época ainda coordenado pelo então reitor Pe. Ademário, depois de algum tempo de reflexão e muita oração, sob o consentimento do Bispo e responsáveis, ingressei no seminário menor (propedêutico) em Caetité no ano 2010.

Como foi deixar “tudo” para seguir a Jesus?

Confiado nas palavras do próprio Cristo que diz: “aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida” (Marcos 10,28-31). Com estas mesmas palavras assumi o propósito de seguir ao Cristo o Bom Pastor de uma maneira mais íntima, colocando-me completamente a disposição Daquele que me chamou.

Quais as maiores dificuldades ao sair da casa dos pais?

Sou o caçulo de dois filhos, minha família é muito unida e acolheu com muita alegria minha decisão de ir para o seminário, haja vista, que eles (meus país) foram meus primeiros promotores vocacionais. Mas confesso que não é fácil deixar sua família, sua casa, seus amigos... É sem dúvidas uma mudança radical de vida, no entanto dentro do próprio projeto de Deus nos é dado novos amigos, nova família. Mas é sem dúvidas na nossa família biológica que está nosso alicerce, o nosso porto seguro.

Como é viver no seminário, no mundo de hoje? Onde “lá fora” muitas são as opções de vida?

O que para muitos pode ser considerado loucura, para quem de fato acolheu em sua vida o chamado de Deus é uma alegria que não tem preço, no seminário não somos distanciados do “mundo externo” pelo contrário, somos preparados para lidar com as diversidades presentes no mundo Pós Moderno, sobre tudo o desafio de evangelizar em uma sociedade que apresenta caminhos que distanciam de Deus mais do que aproximam.

Quanto às questões acadêmicas: O que o Curso de filosofia tem acrescentado sua vida?

A filosofia nos proporciona uma maior reflexão do nosso conceito enquanto pessoa, a nossa relação com a comunidade, com a natureza e com Deus.
A filosofia nos apresenta pensamentos novos, que de imediato pode nos assustar, todavia nos abre um leque de possibilidades de nos descobrirmos como um ser social e porque não ser cristão. Dando-nos a possibilidade de reestruturar a nossa capacidade cognoscitiva e reflexiva.

Que mensagem deixa para aqueles que como você também, almejam a vida sacerdotal?

Para aqueles que sentirem em seus corações o chamado de Deus à vida sacerdotal proponho que sejam perseverantes e deposite toda a sua confiança no Cristo o Bom Pastor, colocando-se como instrumento de Deus na construção do Seu reino. Sejam atentos aos sinais de Cristo em sua vida, que Se manifesta nos mais humildes e necessitados, sejam firmes na oração para que impulsionados pelo Espírito Santo possam assim como Maria mãe das vocações dar seu SIM gratuito e generoso ao grandioso projeto de Deus.

Leave a Reply

Expresse aqui o que você achou da Postagem!